A Secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, participou da Cúpula do Partido Comunista da China (PCC) e Partidos Políticos do Mundo, realizada nesta semana. O evento marca os 100 anos da agremiação, o que foi celebrado de forma grandiosa no país.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
A atividade, realizada via teleconferência, reuniu 500 participantes de 160 países. O convite foi feito a grupos políticos simpáticos ao regime chinês.
Mais
>>> 18% de quem prefere o PT não é hétero, diz Datafolha
Além de Janaína, representaram o PT, a secretária nacional de Mulheres, Anne Moura, e o secretário de Cultura, Márcio Santos.
Janaína não teceu nenhum comentário em seu Instagram, onde postou foto da reunião, sobre os objetivos ou resultados da sua participação.
Em relação ao direitos LGBT, a China, que é governada unicamente pelo PCC há 72 anos, só está melhor colocada em relação àqueles que criminalizam a homossexualidade.
No país, não há proteção contra discriminação que afeta LGBT, e o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por LGB não são permitidas.
Direitos trans são mais avançados: pode-se mudar de gênero a partir de 20 anos, no entanto, após fazer cirurgia de redesignação sexual.
O Brasil é o segundo país do mundo com mais direitos para LGBT, de acordo com a ILGA, maior entidade ativista da área no mundo.