Os únicos personagens LGBT de Mania de Você, que é escrita por um autor gay, João Emanuel Carneiro, não serão mais vistos no ar.
Segundo Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, o diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares, mandou vetar o casal lésbico que seria desenvolvido na trama das nove.
O romance seria desenvolvimento de uma amizade que une cada vez mais Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno).
As duas têm em comum dois maridos tóxicos: um que é ciumento e interesseiro e outro, castrador e abusivo.
Era motivo de certa angústia para muitos LGBT como esse relacionamento seria desenvolvido e mostrado, já que Carneiro tem histórico de vários personagens gays, lésbicas e bissexuais problemáticos em sua concepção e decepcionantes no resultado.
A trama lésbica teria sido suspensa para evitar polêmicas e não fazer o folhetim cair ainda mais no Ibope. Mania de Você é, por enquanto, a novela das nove menos vista desde que o horário foi criado em 1965 (antes chamada de "novela das oito").
Outra história suspensa pela direção é a do envolvimento de Bruna (Duda Batsow) com o tio de criação, Volney (Paulo Rocha), que ainda não apareceu na trama.
Já que uma personagem não pode namorar uma mulher e o outro não deve se envolver com sobrinha de criação, a Globo resolveu fazer com que Volney se interesse por Fátima, criando conflito com o marido dela, Robson (Eriberto Leão).
Nas redes sociais, Amauri Soares é tratado de forma jocosa como "a bispa". O termo faz alusão ao bispo Edir Macedo, que é dono da TV Record, o que faz a emissora ser conservadora nos costumes,
No ano passado, Amauri vetou inúmeras vezes um beijo lésbico em Vai na Fé - liberado apenas perto do fim da trama, dentre outros exemplos de sua conduta.
Neste mês, espectadores LGBT da novela já haviam ficado decepcionados ao ser noticiado que as cenas homoeróticas entre Mavi (Chay Suede) e Iberê (Jaffar Bambirra) não terão nenhum desevolvimento para este lado, já que o autor teria decidido transformá-los em irmãos.
Os pedidos de mudança teriam sido acatados sem constestação por João Emanuel Carneiro.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.