Um dos artistas com trabalho voltado ao homoerotismo mais celebrados do País, Fernando Carpaneda ganha exposição em Brasília a partir deste sábado 17.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Brasiliense e radicado nos Estados Unidos, o artista tem sido celebrado nos últimos 20 anos em inúmeras mostras, sobretudo em Nova York, e pela primeira vez é tema de uma mostra individual na capital federal, a Homem Objeto.
Felipe Areda, professor da matéria Pensamento LGBT Brasileiro na Universidade de Brasília (UnB) e um dos fundadores do Instituto Cultura Arte Memória LGBT é o curador da exposição.
"Num caleidoscópio de fragmentos, sentimos tesão por músculos, pelos, tamanhos, sorrisos, cicatrizes, força, palavras, cuecas, botas, olhares, cenários, toques, tatuagens, status, profissões, cheiros, poderes e promessas", explica Areda, ao Metrópoles, sobre a arte de Carpaneda.
"Em tempos em que o desejo é tratado como ameaça, torna-se fundamental enfrentar a perseguição e a censura afirmando galerias e museus como territórios de investigação do humano e de sua miríade de possibilidades eróticas", resume.
A mostra abre neste sábado na XXX Arte Contemporânea (R. Sucupira, casa 23, Condomínio Verde, Jd. Botânico), às 20h. Depois, ela fica em cartaz até 15 de abril. O dia e o horário da visita precisam ser agendados pelo telefone 61 99230-6980 com Rogério Carvalho.