O orgulho gay vai entrar em campo! O Distrito Futebol Clube, formado integralmente por esportistas homossexuais, vai representar o arco-íris em competição com 32 equipes que começa no sábado 16.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
A Liga Giceel oferece prêmios em dinheiro para os primeiros lugares.
Estar no pódio e poder ganhar o prêmio em dinheiro é objetivo do Distrito, mas só o fato de haver estar em disputa geral e se afirmar como gays adoradores do esporte já é um troféu.
"Significa uma grande vitória na luta para provarmos que orientação sexual não define que esporte devemos praticar e que gay também joga futebol! Estamos conquistando nosso espaço dentro do futebol no DF e jogando de igual para igual", disse Rafael Miranda, diretor de esporte do time e também jogador, ao Guia Gay Brasília.
O caminho não foi fácil. Mesmo na pandemia, e após a flexibilização da quarentena no Distrito Federal, o time tem feito, por semana, dois treinos para competição e um aberto, no qual podem participar héteros e gays interessados em conhecer o coletivo e, no caso desses últimos, quem sabe, passar a vestir a camisa com escudo do time.
Patrocínio também foi um desafio. A boa notícia mais recente para o coletivo, que tem cerca de 40 integrantes, foi o apoio da Unaids, agência da ONU ligada à questão do HIV/Aids.
O Distrito é um dos dois únicos times gays de futebol da capital, foi fundado em 2018 e coleciona disputas tanto em campeonatos gerais quanto nos que aceitam apenas de equipes gays e bi masculinas.
De acordo com a Ligay, que reúne times arco-íris de futebol, há cerca de 60 equipes LGBT no Brasil.
A Liga Giceel será realizada no Real Park, próximo ao Park Shopping, e distribuirá R$ 11 mil em prêmios.