Uma sauna gay foi fechada em Madri por causa de um surto de varíola dos macacos, também conhecida pelo nome em inglês, "monkeypox".
Na sexta-feira 20 foram confirmados 23 novos casos da doença na Espanha, que soma agora 30, ao todo.
Mais
>>> ONU pede para não estereotipar varíola de macacos como doença gay
A maioria dos casos foi identificada em Madri e a sauna Paraíso está especificamente ligada a grande parte deles.
Há outros 18 casos suspeitos no país - 15 deles em Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia.
Mais de 100 casos da doença foram relatados. A Inglaterra soma 20 infecções e Portugal, nove.
A doença se assemelha à varíola, erradicada em 1980 e, até então, estava restrita a casos na África Central e na África Ocidental.
Em geral, pessoas contraíam o vírus tendo contato com ratos e esquilos infectados. Na Nigéria, são 3 mil casos por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O nome da doença faz referência aos primatas porque foi neles que cientistas detectaram o vírus pela primeira vez, em laboratório, em 1958. Posteriormente descobriu-se os principais transmissores são os roedores.
No entanto, as contaminações na Europa têm se dado pela interação sexual e dentre homens gays e bissexuais. Não se sabe se pela própria relação sexual ou pelo contato íntimo no momento do sexo.
O vírus provoca febre, calafrios, erupções cutâneas e lesões no rosto e genitais. A recuperação se dá entre duas e quatro semanas.
Estima-se que a doença seja fatal em 10% dos casos, mas ninguém morreu até o momento. Autoridades sanitárias inglesas informam que a versão do vírus que circula na nação parece ser mais branda.
A vacina contra a varíola tem eficiência de 85% contra a "monkeypox". No entanto, uma vez que a doença foi erradicada, nas últimas décadas a maioria das pessoas não foi imunizada. A vacina é de vírus vivo - como a da febre amarela - o que pode provocar evolução da doença em pessoas com imunidade baixa.
Apesar de boa parte das novas infecções ter surgido na Europa, Canadá, Estados Unidos e Austrália também já possuem casos confirmados.