O Distrito Federal sofre há anos com uma bancada conservadora na Câmara Legislativa. No Congresso brasileiro, nada muito diferente. Como mudar isso?
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Para dar voz a candidaturas LGBT, o Guia Gay Brasília contatou oito pleiteantes a cargos no legislativo que integram a comunidade LGBT.
Deles, quatro não responderam a nosso pedido de entrevista: Alexandre Lira (Avante), que disputa como deputado federal; e Hamsés Gomes (PTC), Michel Platini (PT) e Paula Benett (PSB), que concorrem como deputado distrital.
Conheça a seguir um pouco das propostas de quatro candidatos (para ler a entrevista completa, clique no link nos nomes dos candidatos):
Fábio Felix (Psol)
Formado assistente social pela UnB, Fábio tem 32 anos, é gay e atualmente é presidente do Psol (que ajudou a fundar) no DF. Dentre suas propostas estão a criação do programa Escola de Todas as Cores, para garantir respeito à diversidade na educação e da estatísticas sobre a realidade da população LGBT brasiliense. Ele está na disputa como deputado distrital.
Kyara Zaruty (Avante)
Natural de São Paulo e morando em Samambaia, Kyara é transexual, tem 30 anos e quer assegurar atendimento integral à saúde de toda a população LGBT. Outra de suas lutas é apoiar a implementação do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos LGBTI de Brasília. Kyara concorre a uma vaga como deputada distrital.
Ricardo Lucas (PCdoB)
Formado em comunicação social pela UnB, Ricardo tem 32 anos, é gay, casado e pai. Dono da boate LGBT Victoria Haus, o candidato quer aprovar lei que puna a violência contra LGBT no DF e integrar a agenda LGBT em todas as pautas, como saúde, educação e emprego. Ricardo pleitea a uma cadeira como deputado distrital.
Talita Victor (Psol)
Brasiliente criada em Minas Gerais e de volta à capital federal, Talita é lésbica, formada cientista política pela UnB e secretária LGBT do Psol. Talita quer aprovar o projeto que garante a cidadania de pessoas trans (conhecido como Lei João W. Nery) e o do casamento entre pessoas do mesmo sexo, parado, hoje, no Senado. Talita concorre como deputada federal.